terça-feira, 14 de maio de 2013

Gênio Indomável

      A Profª. Nara de história vai estudar esse filme com alguns de seus alunos então decidimos falar um pouquinho sobre ele.



Gênio Indomável (Good Will Hunting) é um filme estadunidense de 1997 dirigido por Gus Van Sant e estrelado por Matt Damon, Robin Williams e Stellan Skarsgad. O filme conta a estória de Will Hunting (Damon) um jovem brilhante, mas com problemas de comportamento, Will vive sozinho e trabalha como faxineiro em uma das melhores faculdades do país, isso muda quando um Professor (Skarsgad) desafia os alunos a resolverem um teorema e Will, escondido, consegue sem dificuldades, o Professor o descobre e os dois passam a trabalhar juntos com a condição de que ele fale com um psicólogo para resolver seus impulsos violentos.



                                                           Ben Affleck como Chuck Sullivan, melhor amigo do Will.

Depois de várias tentativas frustradas Will finalmente se identifica com um dos doutores, Sean Maguire (Williams) e os dois logo desenvolvem uma espécie de amizade, mas pelo lado clínico o rapaz não tem nenhuma evolução, não aceita nem um dos empregos que lhe são oferecidos, ainda anda com os mesmos amigos se comporta do mesmo jeito e não se abre com a sua namorada, que não sabe quase nada sobre ele.
                                                   Stellan Skarsgad como Professor Lambeau.


A relação entre Will e o Dr. Maguire é de completos opostos. Will sabe tudo na teoria, é um gênio, mas nunca saiu de Boston é jovem e teve poucas experiências na vida, Sean é mais velho, viveu de tudo, viajou o mundo é viúvo. As diferenças ficam aparentes em um dos diálogos mais famosos do filme:
 Robin Williams (Dr. Maguire) e Matt Damon (Will Hunting).

“Se eu te perguntar sobre arte, me dirá tudo escrito sobre o tema.
Michelangelo… sua obra, aspirações políticas… Ele o Papa, tendências sexuais, tudo. Mas não pode me falar do cheiro da Capela Sistina. Nunca esteve lá, nem olhou aquele teto lindo. Nunca o viu.
Se eu o perguntar sobre mulheres, me dará uma lista das favoritas. Já deve ter transado algumas vezes… Mas não sabe me dizer o que é acordar ao lado de uma mulher… E se sentir verdadeiramente feliz.
É um garoto sóbrio.
Se te perguntar sobra a guerra, vai me citar Shakespeare… “Outra vez ao mar, amigos…” Mas não conhece a guerra. Nunca teve a cabeça de seu melhor amigo no colo… E viu seu último suspiro pedindo ajuda.
Se te perguntar sobre o amor, citará um soneto… Mas nunca olhou uma mulher e se sentiu totalmente vulnerável. Alguém que o entendesse com o olhar… Sentindo como se Deus tivesse posto um Anjo na Terra só pra você…. Para salvá-lo do Inferno. E sem saber como ser o Anjo dela. Como amá-la e apoiá-la pra sempre, através de tudo… No câncer. Não sabe o que é dormir sentando num hospital por dois meses… Porque só o horário de visitas não é o suficiente. Não sabe nada de perda. Porque ela só ocorre quando ama algo mais do que a si próprio.”
Sean “Gênio Indomável”.


Gênio Indomável ganhou dois Oscar, melhor ator coadjuvante (Robin Williams) e melhor roteiro original, escrito por Matt Damon e Ben Affleck.



Nenhum comentário:

Postar um comentário